Anticoagulantes
23 de julho de 2018 0
Muitos pacientes com passado de trombose ou algumas arritmias do coração precisam usar medicações anticoagulantes, que impedem a formação de um trombo. São os remédios que “afinam o sangue”, como ditos popularmente. Mas você sabe os riscos desses remédios e os cuidados necessários?
O principal risco dessa classe é o sangramento! Justamente pelo efeito da medicação ela coloca o paciente sob maior risco de sangrar! Portanto todo sangramento, ainda que de pequena intensidade, deve ser comunicado ao médico. E ainda, antes de começar essa medicação, você deve comunicar ao médico se, no passado, já vivenciou algum sangramento de maior intensidade.
Existem dois grandes grupos de anticoagulantes no mercado: a Varfarina e os novos anticoagulantes (apixabana, dabigatrana e rivaroxabana).
Os anticoagulantes mais novos sofrem poucas interações com alimentos e não necessitam de controle através de exame de sangue. No entanto, pacientes em uso de Varfarina, devem realizar periodicamente o exame de coagulação para avaliar a eficácia do tratamento e ajustar a dose do remédio, se necessário.
Devem também estar atentos às interações do medicamento com alimentos (principalmente os vegetais verde escuros) e outros remédios, comunicando ao seu médico sobre toda e qualquer medicação que seja incluir na prescrição.