Fenômeno do entardecer ocorre quando idosos apresentam piora do comportamento com confusão mental, agressividade, choro, raiva, alucinações, perambulação no final da tarde e início da noite. Esse fenômeno é conhecido por fenômeno do entardecer ou sundowying. A causa ainda não é conhecida, mas várias teorias citam alterações hormonais e de neurotransmissores, porém nada concreto até o momento.
Afeta pacientes com diagnóstico de doença de Alzheimer e outras formas de demência e pode causar grande stress no paciente e no cuidador.
Veja algumas dicas para reduzir o impacto do fenômeno do entardecer. Se, ainda assim, ele persistir, converse com o médico que acompanha o idoso.
- Rotina! Sempre falo que a rotina ajuda muito no cuidado diário do idoso com demência. Isso faz com que os idosos se sintam mais seguros
- Mantenha o idoso ativo durante o dia, preferencialmente ao ar livre e com exposição ao sol. Isso ajuda a ajustar o nosso relógio interno e minimiza a troca do dia pela noite. Caminhadas e exercícios orientados por um profissional apto só trazem benefícios a saúde, sono, memória e comportamento.
- Não permita longos cochilos durante o dia, mas uma horinha de sono após o almoçco, por exemplo, é bem vinda!
- Mantenha a casa iluminada no final do dia
- Evite alimentos estimulantes no final do dia (ricos em cafeína ou açúcar)
- Música calma pode ajudar a relaxar
- A distração é sempre uma boa alternativa! Mudar o foco para alguma coisa que o idoso goste (uma música, algum programa de TV, um animal de estimação) ajuda a reduzir a agressividade.
- E, por fim, o que nem sempre é fácil: tente manter a calma! A agressividade do cuidador piora, ainda mais, o comportamento do idoso! Procure ajuda, se necessário!